3.2 – A importância do Diagramas de Componentes para a documentação da Arquitetura

Os diagramas de componentes são muito úteis para esboçar a estrutura de uma arquitetura de aplicação. Eles mostram claramente as principais partes do sistema e podem mostrar que tecnologias serão utilizadas, bem como os novos componentes que necessitam ser construídos.

Notações introduzidas na UML 2.0 possuem melhorias para representação das interfaces de componentes. Vale lembrar que uma interface é um conjunto de métodos que suporta um componente. Estes estão ilustrados na figura a seguir.

Definição de interface é particularmente importante em uma arquitetura, já que permite que equipes independentes de desenvolvedores projetem e construam seus componentes de forma isolada, garantindo que eles apoiem os contratos definidos por suas interfaces.

Representação de interfaces no exemplo de processamento de pedidos

Ao ligar as interfaces fornecidas e necessárias, os componentes podem ser conectados entre si, conforme exibido na figura. As interfaces fornecidas são nomeadas e capturadas as dependências entre os componentes.

A UML 2.0 torna possível refinar ainda mais as definições de interface e descreve como elas são suportadas dentro do contexto de um componente.

Copyright © 2016 AIEC.