O comportamento do sistema pode ser especificado em um diagrama de estados UML, como mostrado na figura abaixo. O estado inicial é indicado pelo círculo e o estado final é indicado pelo círculo delineado. Cada retângulo arredondado representa um estado do sistema, e as setas representam transições entre os estados. As condições em colchetes indicam condições de guardas que restringem quando pode ocorrer transições de estado.

Diagrama de estados em UML

Este gráfico de estado indica que o sistema começa exibindo o estado “lander”. Se a simulação é feita, o simulador irá parar. Caso contrário, o sistema irá solicitar uma velocidade de combustão a partir do utilizador. Aqui, o usuário pode optar por terminar o programa no início. Caso contrário, se a velocidade de combustão é válida, o programa irá calcular o novo estado simulador e exibi-lo. Este loop de controle irá repetir até que a simulação seja concluída.

Embora este diagrama de estados forneça uma descrição mais rigorosa e formal, ele deixa de fora alguns detalhes como quais componentes executam as ações especificadas. Esta informação pode ser captada num outro diagrama UML, tal como um diagrama de sequência UML.

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