2.1 - Conceitos básicos de arquitetura
Enquanto cada arquitetura é diferente, conforme já estudado em módulos anteriores, certos elementos são de grande importância quando se fala de projetos arquitetônicos. A seguir vamos explorar estes elementos:
Esses conceitos formam um ponto de partida para modelagem arquitetônica. No nível mais básico, a modelagem destes conceitos requer uma notação que pode expressar um gráfico de componentes e conectores, preferencialmente com pontos de ligação bem definidos (interfaces).
Numa modelagem para um projeto mais simples estes componentes de nível básico podem atender às necessidades, mas esses modelos não serão suficientes para projetos mais complexos. Dependendo da natureza e do domínio do sistema a ser desenvolvido, representá-lo através de elementos básicos pode não ser uma tarefa simples.
Aplicações grandes, dinâmicas e distribuídas podem ser mais difíceis de modelar. Em vez disso, esses modelos devem ser entendidos com uma série de outros conceitos:
Estas questões estão no centro de modelagem arquitetônica.
Os componentes são os blocos de construção de arquitetura que encapsulam um subconjunto de funcionalidades ou dados do sistema.
XOs conectores são blocos de construção de arquitetura que regulam as interações entre componentes.
XAs interfaces são os pontos em que os componentes e conectores interagem com o “mundo exterior”; em geral, outros componentes e conectores.
XAs configurações são um conjunto de associações específicas entre os componentes e conectores de arquitetura de um sistema de software. Tal associações podem ser capturados através de gráficos cujos nós representam componentes e conectores, e cujas arestas representam a sua interconectividade.
X