2.2 - Elementos do estilo arquitetônico
Lembre-se de que um estilo de arquitetura é uma coleção de decisões de projeto de arquitetura que são aplicáveis em um determinado contexto de desenvolvimento, restringindo-se a decisões de projeto de arquitetura para um determinado sistema em um contexto específico, e provocam benefícios no sistema resultante. Além da modelagem de elementos arquitetônicos básicos, muitas vezes é útil modelar o estilo que rege a forma como esses elementos têm sido usados.
Note que os estilos arquitetônicos são constituídos por decisões de design. Estas decisões de design também podem ser modeladas. Modelar a arquitetura pode ser útil por uma série de razões:
Os tipos de decisões de design encontrados em um estilo arquitetônico são geralmente mais abstratos do que aqueles encontrados em uma arquitetura. Alguns tipos de decisões de design que podem ser capturados em um modelo incluem:
Um estilo pode determinar que componentes, conectores ou interfaces podem ser usados em situações específicas.
XTipos específicos de elementos podem ser permitidos, necessários, ou proibidos na arquitetura. Muitas abordagens de modelagem são acompanhadas por um tipo de sistema, embora muitas vezes elas tenham semânticas diferentes.
XRestrições sobre o comportamento dos elementos arquitetônicos ou tipos de elementos podem ser incluídos. As restrições podem executar a gama de regras simples e as especificações comportamentais completas.
XRestrições sobre quais elementos desempenham suas funções em simultâneo e como eles sincronizam o acesso a recursos compartilhados também podem ser incluídos em um estilo arquitetônico.
X