2.4 - Aspectos funcionais e não funcionais

Conforme você já estudou, a arquitetura pode capturar os aspectos funcionais e não funcionais de um sistema.

Aspectos funcionais relacionam-se com o que um sistema faz. Aspectos não funcionais de um sistema podem ser descritos adicionando advérbios a estas frases. Exemplo: O sistema imprime os registros médicos de forma rápida e confidencial.

Uma boa dica para entender essa distinção é que aspectos funcionais de um sistema podem ser descritos usando frases declarativas, sujeito-verbo. Exemplo: O sistema imprime registros médicos.

Aspectos não funcionais de um sistema podem ser descritos adicionando advérbios a estas frases. Exemplo: O sistema imprime os registros médicos de forma rápida e confidencial.

Aspectos funcionais são geralmente mais concretos, mais fáceis de modelar e, muitas vezes, podem ser modelados de forma rigorosa e formal. Modelos funcionais de um sistema capturam os serviços que são prestados por diferentes componentes e conectores, bem como as interconexões que atingem as funções gerais do sistema. Em suma, eles podem capturar o comportamento dos componentes, conectores, ou subsistemas, descrevendo que funções esses elementos executam.

Aspectos não funcionais dos sistemas tendem a ser qualitativos e subjetivos. Modelos de aspectos não funcionais dos sistemas podem ser mais informais e menos rigorosos do que os modelos funcionais, mas isso não significa que eles não devem ser capturados. Muitas vezes, os aspectos funcionais de sistemas são desenvolvidos especificamente para alcançar os objetivos não funcionais.

Copyright © 2016 AIEC.