Sintaticamente, AADL é primariamente uma linguagem textual, acompanhada por uma visualização gráfica e um perfil UML para capturar informação de maneiras diferentes. A sintaxe da linguagem textual é definida usando Backus-Naur Form (BNF) - regras de produção.

AADL define uma série de categorias (ou tipos) de componentes; estes podem ser hardware (por exemplo, memória, dispositivo, processador, ônibus), software (por exemplo, dados, subprograma, linha, grupo de discussão, o processo), ou composto (por exemplo, sistema). A categoria de um componente prescreve que tipos de propriedades podem ser especificadas sobre um tipo de componente.

AADL é suportada por uma base crescente de ferramentas, incluindo um conjunto de plug-ins open-source para o ambiente de desenvolvimento de software como o Eclipse, que fornece suporte e de importação / exportação através da Extensible Markup Language (XML). Um conjunto adicional de plug-ins está disponível para analisar vários aspectos das especificações da AADL, por exemplo, se todos os elementos estão ligados de forma adequada e se o uso de recursos pelos vários componentes excede recursos disponíveis.

Backus-Naur Form

Backus-Naur Form ou Backus Normal Form (BNF) é uma sintaxe usada para expressar gramáticas livres de contexto, ou seja, um modo formal de descrever linguagens formais.

X
Copyright © 2016 AIEC.