3.1 - Resumo da avaliação da xADL
Como vimos, a xADL é uma tentativa de fornecer uma plataforma sobre a qual os recursos de modelagem podem ser reutilizados ou em que novos recursos possam ser criados e adicionados à linguagem.
Para um melhor entendimento da xADL apresentamos, a seguir, um resumo de suas características:
Modelando estrutura arquitetura, linhas de produtos, e implementações, com suporte para extensibilidade.
XComponentes, conectores, interfaces, links, opções, variantes, versões, além de todos os elementos de base definidos nas extensões.
XAspectos estilísticos de uma arquitetura podem ser modelados por meio do uso de tipos e bibliotecas de tipos.
XEstrutura estática é modelada de forma nativa, propriedades dinâmicas podem ser capturada através de extensões.
XA biblioteca de vinculação de dados permite que especificações xADL sejam manipuladas de forma programática.
XA linguagem xADML é considerada permissiva à medida que permite que seus elementos possam ser utilizados, embora a documentação desta linguagem indique claramente como os elementos devem ser utilizados. Estão disponíveis ferramentas para verificar automaticamente restrições em documentos xADL e permitir que os usuários definam suas próprias restrições.
XAs ferramentas são fornecidas para verificar a exatidão dos documentos xADL; restrições adicionais podem ser escritas para estas ferramentas para lidar com extensões.
XExtensões podem ser utilizadas para definir sobre a utilização de elementos existentes ou sobre a criação de novos componentes.
XNativamente, pontos de vista estruturais (tanto tempo de execução e tempo de design) são suportados, bem como vistas da linha de produto; as extensões podem ser usadas para fornecer pontos de vista adicionais.
X