Adicionalmente à UML, existem outras formas de representar a arquitetura de um software.
A Architecture Analysis and Design Language (AADL) é uma linguagem de descrição para especificar arquiteturas de sistema. A AADL pode descrever a estrutura de um sistema como um conjunto de componentes, embora esta linguagem tenha disposições especiais para descrever tanto hardware como elementos de software, e da atribuição de componentes de software para hardware.
A Architecture Description Markup Language (ADML) é uma linguagem de descrição de arquitetura baseada em XML. Na ADML, os usuários podem definir as propriedades presentes nos elementos do sistema que está sendo descrito. Esta definição é feita através de metapropriedades.
Sistemas individuais de grande porte muitas vezes têm uma arquitetura, enquanto o desenvolvimento de arquitetura empresarial muitas vezes envolve design de alto nível, ou seja, uma forma mais superficial para validar a arquitetura.
Uma diferença entre UML e ADML é que aquela é uma linguagem gráfica, enquanto esta é uma notação de marcação, proporcionando uma textual (legível) notação para a descrição da arquitetura.
Extensible Architecture Description Language (xADL) é uma tentativa de fornecer uma plataforma sobre a qual os recursos de modelagem comuns podem ser reutilizados de domínio para domínio e novos recursos podem ser criados e adicionados à linguagem como entidades de primeira classe.