2.3 - Requisitos de arquitetura dos stakeholders

Os requisitos a partir das perspectivas das três principais partes interessadas no projeto são cobertos nas seções a seguir.

2.3.1 - Desenvolvedores de ferramenta de terceiros


Facilidade de acesso a dados

O armazenamento de dados do ICDE compreende um componente de software moderadamente complexo. O banco de dados relacional tem cerca de 50 tabelas, com algumas inter-relações complexas. No ambiente ICDE v1.0, esta complexidade torna as consultas SQL para recuperar dados não triviais para escrever e testar. Além disso, como os requisitos funcionais evoluem com cada versão, alterações no esquema de banco de dados são inevitáveis, e estes podem quebrar as consultas existentes. Por estas razões, é necessário um mecanismo que torne mais fácil a recuperação de dados úteis por ferramentas de terceiros, bem como uma abordagem para o isolamento das ferramentas de alterações da base de dados. Para que haja integração com ferramentas de terceiros os desenvolvedores não precisarão entender o esquema de banco de dados e escrever consultas complexas.



Suporte de plataforma heterogênea

Várias ferramentas de terceiros desenvolvem tecnologias em plataformas diferentes do Windows. O ICDE software v1.0 está intimamente ligado ao Windows. Além disso, o banco de dados relacional utilizado só está disponível na plataforma Windows. A estratégia adotada para o ICDE v2.0 é torná-lo possível de ser executado em sistemas operacionais diferentes do Windows tanto para acesso aos dados, como para a integração com o ambiente.



Notificação instantânea de eventos

As ferramentas de terceiros sendo desenvolvidas tem como objetivo fornecer feedback em tempo real para os analistas. A implicação direta disso é que essas ferramentas têm acesso aos eventos registados pelo sistema ICDE à medida que ocorrem. Consequentemente é necessário algum mecanismo para distribuir eventos gerados pelo usuário ICDE.

Copyright © 2016 AIEC.