Olá, seja bem-vindo à disciplina Banco de dados II. Você já estudou as características básicas de um SGBD, como estruturar um banco de dados, como criar elementos (tabelas, atributos, relações, procedimentos armazenados, gatilhos), e como partir de um modelo conceitual até um modelo físico, passando pela normalização dos dados.
Nesta disciplina iremos focar em atividades de operação e manutenção de um servidor de banco de dados, bem como aprofundar em alguns dos elementos já estudados, principalmente aqueles voltados à manutenção e operação do SGBD.
Para tais estudos, é importante que você possa treinar os conceitos apresentados em um SGBD no seu computador. As rotinas e conceitos apresentados nesta disciplina são aplicáveis à maioria dos SGBDs. Entretanto, alguns SGBDs não possuirão determinado tipo de controle ou funcionalidade, bem como a forma pela qual determinada funcionalidade seja corretamente aplicada pode necessitar de algum ajuste do operador do SGBD.
Alguns SGBDs podem requerer que você instale softwares complementares, como o Apache, Java e/ou PHP. Para um maior aprendizado, você poder instalar e testar os comandos e exercícios apresentados desta matéria nos SGBDs sugeridos aqui. Dessa forma, além de conhecer as diferenças entre os diferentes SGBDs, você desenvolveria muito mais o seu aprendizado.
Os bancos de dados são armazenados fisicamente como arquivos de registros, que geralmente ficam em discos magnéticos (Disco Rígido). Trataremos aqui sobre a organização dos bancos de dados em locais de armazenamento e as técnicas para acessá-los de modo eficiente. Falaremos também sobre os índices e como essas estruturas realizam pesquisas eficientes para localização de registros.