Há várias tecnologias de controle e acesso dos discos rígidos. As mais comuns são IDE, SATA e SCSI. Atualmente, a tecnologia de HDs SATA é indicada para estações de trabalho, enquanto que a tecnologia SCSI é indicada para computadores servidores.
Não vamos discutir aqui a fundo as características dessas tecnologias, visto não serem escopo na nossa disciplina. Entretanto, para saber mais sobre elas, consulte um mecanismo de busca ou mídias especializadas.
Por ora, a única informação que precisamos saber é que um disco rígido leva em torno de 1 a 100 milissegundos para ler e gravar um byte. Embora isso pareça ser extremamente rápido, o disco rígido é o principal gargalo das aplicações de banco de dados, e usá-lo de modo eficiente é primordial para que nossos usuários consigam operar os sistemas de informação que utilizam banco de dados numa performance adequada ao trabalho. Para tal, precisamos minimizar o número de transferências de dados necessárias para localizar e transferir os dados entre os discos rígidos e a memória principal. Por exemplo, ao colocar informações relacionadas sequencialmente (em blocos contíguos), poderemos aumentar a performance em relação a ter esses mesmos dados de modo aleatório.