2.2 - Dispositivos de armazenamento de fita magnética

Discos são dispositivos de armazenamento secundário de acesso aleatório, pois um bloco de disco qualquer pode ser acessado aleatoriamente depois que especificamos seu endereço.

As fitas magnéticas são dispositivos de acesso sequencial; para acessar o enésimo bloco na fita, primeiro temos de varrer os n — 1 blocos anteriores.

Os dados são armazenados em bobinas de fita magnética de alta capacidade, semelhantes às fitas de áudio ou vídeo. Uma unidade de fita precisa ler os dados ou gravá-los em uma bobina de fita. Em geral, cada grupo de bits que forma um byte é armazenado na fita, e os próprios bytes são armazenados consecutivamente nela.

A principal característica de uma fita é seu requisito de que acessemos os blocos de dados em ordem sequencial.

Para chegar até um bloco no meio da bobina de fita, a fita é montada e depois varrida até que o bloco solicitado passe sob a cabeça de leitura/gravação. Por esse motivo, o acesso da fita pode ser lento e elas não são usadas para armazenar dados on-line, exceto para algumas aplicações especializadas. Porém, as fitas têm uma função muito importante — backup do banco de dados. Uma razão para haver backup é para manter cópias de arquivos de disco no caso de perda de dados por uma falha no disco, que pode acontecer se a sua cabeça de leitura/gravação tocar na superfície por defeito mecânico. Por esse motivo, os arquivos de disco são copiados periodicamente para a fita.

Copyright © 2014 AIEC.