2.3.2 - Arquivos, registros de tamanho fixo
Um arquivo é uma sequência de registros.
Em muitos casos, todos os registros em um arquivo são do mesmo tipo de registro. Se cada registro no arquivo tem exatamente o mesmo tamanho (em bytes), o arquivo é considerado composto de registros de tamanho fixo. Se diferentes registros no arquivo possuem diversos tamanhos, o arquivo é considerado composto de registros de tamanho variável.
Um arquivo pode ter registros de tamanho variável por vários motivos:
- Os registros do arquivo são do mesmo tipo de registro, mas um ou mais dos campos são de tamanho variável (campos de tamanho variável). Por exemplo, o campo Nome de FUNCIONARIO pode ser um campo de tamanho variável (exemplo: varchar (255)).
- Os registros do arquivo são do mesmo tipo de registro, mas um ou mais dos campos podem ter múltiplos valores para registros individuais; esse campo é chamado de campo repetitivo (ou vetorial), e um grupo de valores para o campo normalmente é chamado de grupo repetitivo (ou vetor).
- Os registros do arquivo são do mesmo tipo de registro, mas um ou mais dos campos são opcionais, ou seja, eles podem ter valores para alguns, mas não para todos os registros do arquivo (campos opcionais).
- O arquivo contém registros de tipos de registro diferentes e, portanto, de tamanho variável (arquivo misto). Isso ocorreria se registros relacionados de diferentes tipos fossem agrupados (colocados juntos) em blocos de disco; por exemplo, os registros de HISTORICO_ESCOLAR de determinado aluno podem ser colocados após o registro desse ALUNO.
Copyright © 2014 AIEC.