Enquanto a capacidade da RAM tem se quadruplicado a cada dois ou três anos, os tempos de acesso do disco estão melhorando em menos de 10% ao ano, e as taxas de transferência do disco estão melhorando em aproximadamente 20% ao ano. As capacidades do disco estão realmente melhorando em mais de 50% ao ano, mas as melhorias em velocidade e tempo de acesso são de uma grandeza muito menor.

Existe uma segunda disparidade qualitativa entre a capacidade dos microprocessadores especiais de atender a novas aplicações envolvendo vídeo, áudio, imagem e processamento de dados espaciais, com a correspondente falta de acesso rápido a conjuntos de dados grandes e compartilhados.

A solução natural é um grande conjunto (conjunto empilhado) de pequenos discos independentes, que atuam como um único disco lógico de maior desempenho.

A criação de um sistema RAID depende de dois ou mais discos, de capacidade idêntica, organizados em determinado modelo RAID e controlados por um gerenciador do RAID. Atualmente, muitas placas mães são capazes de gerenciar discos em combinação RAID. Há também placas específicas capazes de gerenciar o RAID.

Copyright © 2014 AIEC.