1.1. Striping

O Striping (distribuição) caracteriza-se pela associação de discos em paralelo, que promove dois benefícios:

  1. Aumenta-se a capacidade de armazenamento, pois o conjunto de discos é visto como uma única unidade pelo sistema operacional, representada pelo somatório de espaço de todos os discos.
  2. O armazenamento de arquivos é dividido proporcionalmente em todos os discos, assim, como vários discos trabalham ao mesmo tempo para ler e gravar informações, o desempenho do conjunto aumenta.

Para uma configuração striping, é necessário no mínimo dois discos rígidos. Mas você pode criar um striping com uma quantidade de discos muito grande (grandes datacenters possuem conjuntos na ordem de 1.000 discos ou mais).

Exemplo de configuração: suponha que você tenha 5 discos de 1 TB, ao colocá-los em um sistema de striping, o computador enxergará esses 5 discos como um único disco de 5 TB. Ao armazenar informações nesse conjunto, o sistema gerenciador dos discos irá dividir a informação em 5 pedaços, colocando cada pedaço em um dos discos. Ao ler a informação, o sistema irá coletar cada pedaço de cada disco, juntá-los e disponibilizar o arquivo para o computador (geralmente na memória RAM).

A imagem acima ilustra 3 arquivos divididos em 5 partes e cada parte estando armazenada em um disco diferente.

Copyright © 2014 AIEC.