1.2. Espelhamento

Manter uma única cópia de dados em um conjunto de discos organizados em striping causará uma perda de confiabilidade significativa. Uma solução é empregar a redundância de dados de modo que as falhas de disco possam ser toleradas.

O espelhamento ou redundância refere-se a ter todos os dados duplicados em dois locais diferentes, dessa forma, a perda de dados de um disco poderia ser recuperada on-line do outro disco.

Entretanto, essa técnica possui várias desvantagens:

  1. As operações de entrada e saída são duplicadas durante a gravação, o que pode sobrecarregar o barramento de troca de dados. Com isso, o tempo exigido para leitura e gravação é um pouco superior se comparado a taxa de transferência de um disco isolado.
  2. Há necessidade de computação extra para manter a redundância e realizar a recuperação de erros, o que pode consumir recursos de processamento.
  3. Há necessidade de dobrar a capacidade de disco para armazenar informações redundantes. Ou o espaço útil será metade do espaço bruto total disponível.
  4. Enquanto a reconstrução do disco danificado não é finalizada, o sistema inteiro fica vulnerável.

Uma técnica para introduzir redundância é chamada de espelhamento ou sombreamento. Os dados são gravados de maneira redundante em dois discos físicos idênticos, que são tratados como um disco lógico. Quando os dados são lidos, eles podem ser apanhados do disco menos sobrecarregado no momento. Se um disco falhar, o outro é usado até que o primeiro seja reparado. As informações serão perdidas se esse segundo disco também falhar antes da reconstrução do conjunto (substituição do HD defeituoso e sincronização dos arquivos), o que cria uma necessidade muito grande de se efetuar trocas rápidas e manter dados em backup off-line.

Copyright © 2014 AIEC.