Resumo

Vimos neste módulo as duas técnicas que os sistemas de disco utilizam para aumento de performance e tolerância a falhas.

Neste módulo, aprendemos que:

  1. RAID é uma tecnologia de configuração de dois ou mais discos rígidos a fim de se obter alguma vantagem em relação à utilização individual de cada um.
  2. Os padrões de RAID mais comuns são: RAID 0 a 6, RAID 01, RAID 10, RAID 50 e RAID 100.
  3. Os modelos RAID focam em dois benefícios: oferecer um ambiente tolerante a falhas e/ou aumentar a performance do conjunto.
  4. Os sistemas RAID são controlados ou diretamente pela placa mãe ou por placas específicas.
  5. Striping refere-se à capacidade de distribuir um conjunto de dados em vários discos diferentes. O striping oferece aumento da capacidade de armazenamento (ao somar as unidades de disco como um disco único maior) e aumento da velocidade de acesso (pelo fato de que cada disco grava e lê apenas um pedaço da informação).
  6. O espelhamento refere-se à técnica de copiar (e manter sincronizados) os arquivos de um disco em outro disco. Na eventual falha de um dos discos, o outro poderá ser utilizado.
  7. O bit de paridade é uma técnica utilizada para identificação de um bit de um determinado conjunto de bits. Essa técnica é comumente utilizada em sistemas que realizam striping para ser possível reconstruir um disco defeituoso. Outra técnica semelhando é denominada Hamming.
  8. O RAID 0 (zero) é o modelo RAID que utiliza a técnica de striping (distribuição). Nele, todas as unidades de disco são juntadas como uma única unidade para o sistema operacional. Os dados são distribuídos entre vários discos, com isso há um ganho de performance. O maior problema do RAID 0 é que ele não é tolerante a falhas, dessa forma, a perda de um disco paralisa todo o sistema.
  9. O RAID 1 é o modelo RAID que utiliza a técnica de espelhamento. Nele, dois discos são utilizados para criar duas áreas separadas, mas sincronizadas entre si. As informações são duplicadas nos dois discos, dessa forma, caso um disco falhe de um conjunto, o outro disco continua funcional.
Copyright © 2014 AIEC.