1.3 - RAID 4
Isto permite leituras independentes da informação armazenada, fazendo do RAID 4 um conjunto perfeitamente ajustado para ambientes transacionais que requerem muitas leituras pequenas e simultâneas.
O RAID 4, assim como outros RAIDs, cuja característica é utilizarem paridade, usam um processo de recuperação de dados mais envolvente que conjuntos espelhados, como RAID 1. Este nível também é útil para criar discos virtuais de grande dimensão, pois consegue somar o espaço total oferecido por todos os discos (usando striping), exceto o disco de paridade. O desempenho oferecido é razoável nas operações de leitura, pois podem ser utilizados todos os discos em simultâneo.
Sempre que os dados são escritos no conjunto de disco, as informações são lidas do disco de paridade e um novo dado sobre paridade deve ser escrito para o respectivo disco antes da próxima requisição de escrita ser realizada.
|
Por causa dessas duas operações de I/O, o disco de paridade é o fator limitante do desempenho total do conjunto. Devido ao fato do disco requerer somente um disco adicional para proteção de dados, este RAID é mais acessível em termos monetários que a implementação do RAID 1. |