1.4 - RAID 5

O RAID 5 é, sem dúvida, o modelo mais amplamente utilizado atualmente (não necessariamente o melhor).

Ele funciona de modo similar ao RAID 4, mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade para os dados do conjunto de discos são distribuídas ao longo de todos os discos, ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas. O RAID 5 utiliza, no mínimo, 3 discos.

A quantidade de espaço disponível do sistema é o total de discos menos 1. Deve-se usar discos do mesmo tamanho, do contrário, o sistema se auto ajustará para que cada disco seja utilizado apenas o tamanho do menor disco. Exemplo, se você utilizar dois discos de 1 TB e um disco de 500MB, o conjunto utilizará apenas 500 MB de cada disco, gerando um espaço útil de 1TB e mais 500MB de paridade.

Para aumentar o desempenho de leitura de um RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o número de discos a ser utilizado. O desempenho geral do RAID 5 é equivalente ao do RAID 4, exceto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.

Copyright © 2014 AIEC.