1.5 - RAID 6

O RAID 6 se aplica ao chamado esquema de redundância de paridade para proteger contra até duas falhas de discos usando o espaço de apenas dois discos do conjunto. Esse modelo é similar ao RAID 5, só que agora guarda-se a paridade em dois discos distintos. Para tal, o RAID 6 utiliza um mínimo de 4 discos.

Essa técnica foi criada na ideia de não deixar o sistema de disco vulnerável em nenhum momento. Observe que no sistema RAID 5, no caso de falha de um disco, o sistema ficará vulnerável até que o disco defeituoso seja substituído e reconstruído (o que pode levar horas), se outro disco falhar enquanto a reconstrução não tiver sido completada, todo o conjunto será perdido.

Já no sistema RAID 6, há uma espécie de backup da paridade, dessa forma, o sistema seria capaz de funcionar com até dois discos defeituosos ao mesmo tempo. Como uma falha de dois discos no mesmo momento é raríssimo de acontecer, enquanto um disco defeituoso estiver sendo substituído e reconstruído, o sistema não estará vulnerável.

A quantidade de espaço disponível do sistema é o total de discos menos 2 (espaço ocupado pelos bits de paridade). Deve-se usar discos do mesmo tamanho, da mesma forma que o RAID 5, a fim de evitar desperdício de espaço.

Copyright © 2014 AIEC.