3 - Testando RAIDS tolerante a falhas

Outro aspecto fundamental é realizar testes periódicos de sistemas RAIDs tolerantes a falha. Esses testes confirmarão se o seu ambiente realmente é seguro.

Para fazer tais testes, escolha janelas de tempo onde os sistemas poderão eventualmente ficar fora do ar, como finais de semana ou durante a madrugada. Um teste inicial logo após a configuração pode ser facilmente realizado, mas testes em ambiente de produção real pode ser bem mais complicado. O ideal seria que a empresa realizasse ao menos dois testes por ano. Isso daria um bom controle do ambiente tolerante a falhas.

Para realizar o teste é bem simples, acha o computador que gerencia os RAID e desconecte o cabo de energia de um dos discos. Verifique se o sistema continua acessando normalmente os arquivos. Se a solução for, por exemplo, um RAID 6, desconecte dois discos e abra o gerenciador do RAID para ver os informes. Atenção: esse teste é para apenas RAIDs tolerantes a falhas, RAIDs como RAID 0 que provê apenas mais espaço não é tolerante a falhas.

Copyright © 2014 AIEC.