1.4 - Separação física de tabelas

Em um nível mais preciso de otimização, poderíamos ter um modelo de dados em que uma ou mais tabelas precisariam ter uma prioridade de processamento ou que essas tabelas, em relação às demais, teriam uma concorrência alta com muitos acessos simultâneos. Da mesma forma que separamos os arquivos do SGBD e depois os bancos de dados em áreas físicas distintas, também é possível separar tabelas de um banco de dados em áreas físicas separadas.

Conforme falamos, um banco de dados normalmente possui dois arquivos, um para dados e outro para transações. Porém essa configuração padrão normalmente pode ser alterada para vários arquivos de dados e/ou vários arquivos de transações. A fim de se obter uma maior performance para um grupo de tabelas específicas, um banco de dados pode conter, por exemplo, dois arquivos de dados, e cada arquivo de dados ser armazenado em uma área física distinta.

Veja um exemplo prático.

Separação das tabelas em arquivos de dados localizados em discos distintos. Cada círculo da extremidade da direita representa um disco distinto.
Copyright © 2014 AIEC.