Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. Uma das formas de se aumentar a performance dos SGBDs é separar os discos utilizados pelo SGBD dos discos utilizados pelos demais programas do computador.
  2. Um SGBD utiliza, geralmente, dois ou mais arquivos relacionados aos bancos de dados. Normalmente, utiliza-se um arquivo para manter os dados e outro para manter as transações realizadas (banco de dados transacional). Uma forma de se obter um ganho de performance nesse tipo de arquitetura é separar os discos de dados dos discos de transações.
  3. Algumas soluções de SGBD gerenciam mais de um banco de dados ao mesmo tempo. Para evitar a concorrência de discos entre dois ou mais bancos de dados, uma boa alternativa é separar os arquivos de cada banco de dados em discos distintos, assim como os respectivos arquivos de log transacional.
  4. Por fim, alguns SGBDs são tão grandes e concorrentes que há um grupo ou mais de tabelas que são altamente impactadas pelo acesso contínuo e concorrente. Para esse ambiente, uma solução é separar essas tabelas em discos distintos.
  5. A gravação em bloco é um modelo de se obter maior performance nas operações de gravação de dados visto que ela diminui a quantidade de operações de movimentação da cabeça magnética.
  6. A leitura e gravação sequencial diz respeito aos dados serem gravados sequencialmente nos discos (lado a lado). Dessa forma, o tempo gasto para reposicionamento da cabeça é diminuído a quase zero.
  7. Caches de leitura mantém em memória RAM os dados estatisticamente mais acessados pelos sistemas de informação, dessa forma, há uma grande probabilidade de o SGBD não precisar consultar os dados nos discos.
  8. O gerenciador de estatísticas é o mecanismo do SGBD responsável por identificar as tabelas e dados mais acessados. E o gerenciador de cache o responsável por manter os dados em memória RAM.
  9. O buffer de gravação organiza as informações a serem gravadas, de modo a minimizar a movimentação da cabeça de gravação.
  10. Há várias formas de se otimizar um sistema de informação. Para a análise da causa raiz, é necessário conhecer todos os indicadores de performance disponíveis e todas as características do ambiente de TI.
Copyright © 2014 AIEC.