Olá, seja bem-vindo a mais um módulo da nossa disciplina. Iremos estudar agora como os arquivos de índice auxiliam a localização de informações.
A ideia por trás de um índice ordenado é semelhante à que está por trás do índice de palavras usado em um livro, que lista termos importantes ao final, em ordem alfabética, junto com uma lista dos números de página onde o termo aparece no livro. Podemos pesquisar o índice do livro em busca de certo termo em seu interior e encontrar ponteiros de localização (números de página, nesse caso) e usar esses ponteiros para localizar as páginas especificadas primeiro e depois procurar o termo em cada página citada.
O mesmo ocorre no uso de índices de arquivos de dados. O índice apontará em qual bloco do disco está a informação, posteriormente, o gerenciador de arquivos (ou o SGBD) deverá processar o bloco (assim como buscamos em uma página) procurando pelo conteúdo desejado.
A alternativa, se nenhuma outra indicação for dada, seria folhear lentamente o livro inteiro, palavra por palavra, para encontrar o termo em que estamos interessados. Isso corresponde a fazer uma pesquisa linear, que varre o arquivo inteiro. Naturalmente, a maioria dos livros possui informações adicionais, como títulos de capítulo e seção, que nos ajudam a localizar um termo sem ter de folhear o livro inteiro. No entanto, o índice é a única indicação exata das páginas onde o termo ocorre no livro. O termo pesquisa linear é explicado em detalhes logo a seguir.