Os setores do disco rígido são agrupados em blocos lógicos no momento da formatação dos discos. Esses blocos podem assumir diversos tamanhos, sendo que 2Kb a 512Kbytes é uma faixa comum para a maioria dos sistemas de arquivos (NTFS, ext3, e outros). Quando uma cabeça magnética lê um disco, ela não lê um bit ou byte isoladamente, mas ela lê blocos de cada vez.
Um bloco pode conter vários arquivos pequenos, da mesma forma, um arquivo muito grande precisará de vários blocos para ter seu conteúdo registrado. Dessa forma, há dois comportamentos possíveis:
Para ler o arquivo A1 que está no bloco B1, o gerenciador lê todo o bloco B1 que também contém os arquivos A2, A3, a4. Então o gerenciador despreza esses arquivos, enviando para a memória RAM apenas o arquivo A1
XPara ler o arquivo A1 que está no bloco B1, o gerenciador lê todo o bloco B1, ao final, ele percebe que há um ponteiro informando que o conteúdo continua no bloco B2, então ele lê o conteúdo do bloco B2 também; ainda, ao final deste, o gerenciador encontra outro ponteiro informando que continua no bloco B3, consequentemente ele lê o bloco B3. Neste último bloco ele encontra um indicativo de final do arquivo, então ele encerra a leitura de blocos e envia o conteúdo para a memória RAM.
X