3.2.1 - Inserção e Exclusão de registros

Observe que a inserção e exclusão de registro causam problemas, pois os registros de dados estão fisicamente ordenados. Ao excluir ou inserir um registro seria necessário recriar toda a tabela novamente, reorganizando os dados, bem como recriar o índice a cada operação.

Em tabelas com muitos registros e com muitas inserções e exclusões, isso poderia impactar fortemente na performance do banco de dados. Imagine, por exemplo, um cenário de uma tabela com 100.000 registros, com 100 operações de inserção e exclusão de dados por segundo Certamente seria catastrófico para SGBD ter que reorganizar a tabela de dados 100 vezes por segundo com cerca de 100.000 registros sendo movimentados em cada operação.

Para aliviar o problema de inserção, é comum reservar um bloco inteiro (ou um Cluster de blocos contínuos) para cada valor do campo de agrupamento dentro do arquivo da tabela; todos os registros com esse valor são colocados no bloco (ou cluster de bloco). Isso cria espaços em branco na tabela de forma que a inserção e exclusão tornam-se relativamente mais simples. Para as exclusões, basta desprezar os espaços ocupados, para as inserções, há espaços dentro do bloco (ou cluster), quando esse espaço é totalmente ocupado, um novo bloco é endereçado como continuidade do anterior.

Vamos ver a seguir alguns exemplos.

Copyright © 2016 AIEC.