3.3 - Índices secundários

Um índice secundário oferece um meio secundário para acessar um arquivo de dados para o qual algum acesso primário já existe. Os registros do arquivo de dados poderiam ser ordenados ou desordenados.

O índice secundário pode ser criado em um campo que é uma chave candidata e tem um valor único em cada registro, ou em um campo não chave com valores duplicados. O índice é novamente um arquivo ordenado com dois campos. O primeiro campo é do mesmo tipo de dado do campo a ser indexado do arquivo de dados. O segundo campo é um ponteiro de bloco ou um ponteiro de registro. Muitos índices secundários (e, portanto, campos de indexação) podem ser criados para o mesmo arquivo — cada um representa um meio adicional de acessar esse arquivo com base em algum campo específico.

Primeiro, consideramos uma estrutura de acesso de índice secundário em um campo de chave (único) que tem um valor distinto para cada registro. Tal campo às vezes é chamado de chave secundária. No modelo relacional, isso corresponderia a qualquer atributo de chave UNIQUE ou ao atributo de chave primária de uma tabela.

Nesse caso, existe uma entrada de índice para cada registro no arquivo de dados, que contém o valor do campo para o registro e um ponteiro para o bloco em que o registro está armazenado ou para o próprio registro. Logo, tal índice é denso.

Copyright © 2016 AIEC.