Olá, seja bem-vindo a mais uma etapa do nosso estudo. Nesta etapa iremos estudar como implementar índices em um SGBD.
Já aprendemos anteriormente que os índices são utilizados para encontrar valores específicos de colunas de uma maneira rápida. Sem um índice, ocorre o que chamamos de pesquisa linear: o SGBD precisa iniciar a pesquisa no primeiro registro e percorrer todos os registros da tabela para encontrar os valores desejados. Quanto maior a tabela, mais custosa é essa operação. Se uma tabela possui um índice para a coluna pesquisada, o SGBD rapidamente determina a posição para recuperar as informações desejadas, sem precisar analisar todos os registros da tabela.
Os índices são utilizados para:
Veremos agora como implementar índices em um SGBD. Os comandos utilizam a sintaxe SQL, que é padrão para a maioria dos SGBDs, entretanto, dependendo do SGBD utilizado, algum ajuste pode ser necessário.
Com exceção do operador LIKE, índices são utilizados para filtrar e localizar registros em cláusulas WHERE. Em relacionamento entre tabelas utilizando a cláusula WHERE, os índices também são usados para garantir o relacionamento.
XTanto em relações como em filtragem, os índices auxiliam a eliminar do resultado aqueles registros desnecessários.
XAssim como relacionamentos feitos por meio de cláusula WHERE, a cláusula JOIN também utiliza índices.
XUm acesso diretor ao índice normalmente aponta resultados para operadores MIN e MAX, entretanto, quando são usadas fórmulas internas (como a multiplicação de duas colunas), os índices são desprezados.
XPara classificar resultados utilizando as cláusulas ORDER BY ou GROUP BY. Toda classificação que é baseada no conteúdo de uma coluna utiliza índices. Entretanto, há classificações que são, por exemplo, baseadas no resultado de uma operação matemática; esse tipo de classificação não utiliza índices.
X