2 - Criando, alterando e excluindo índices

Nesta seção, iremos aprender os comandos SQL necessários para criar, alterar e excluir índices.

2.1 - Índice de chave primária

Já estudamos anteriormente que a chave primária é o campo que identifica unicamente qualquer um dos registros de uma tabela. Por definição, uma chave primária não pode receber o valor nulo nem aceitar dados duplicados. Na grande maioria dos modelos de dados, a chave primária é um número sequencial, sendo que a cada inserção, um novo número é gerado a partir do último valor criado, acrescido de 1. Por outro lado, o valor de chave pode ser uma string, uma data/hora, ou qualquer outro tipo de dado, o que é bem menos usual.

O índice de chave primária é criado com o parâmetro PRIMARY KEY, que define um índice primário e a ordenação física dos elementos da tabela. Só pode haver uma chave primária em uma tabela, mas ela pode ser relacionada a um só campo ou a vários campos (chave composta).

Quando relacionado a um só campo, geralmente trata-se uma entidade forte. Esse campo é o identificador da tabela e normalmente possui as expressões “ID”, “COD”, “CODIGO” como parte do nome do campo.

Exemplo: Em uma tabela de Funcionários, o campo ID_Funcionario seria uma boa escolha de nome para o campo chave primária dessa tabela. Veja a seguir como seria a criação de uma nova tabela com a definição de uma chave primária (destacamos em amarelo o identificador de chave primária):

CREATE TABLE FUNCIONARIOS (
ID_Funcionario INT PRIMARY KEY,
Nome VARCHAR (255))
Copyright © 2016 AIEC.