Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- Uma pesquisa linear é operação de consulta não otimizada onde o SGBD processa sequencialmente todos os dados a fim de identificar os registros que satisfazem determinada condição. Esse tipo de operação não utiliza índices, seja pela inexistência deles ou pela impossibilidade de criação destes.
- Quando não há índices, mas os mesmos são necessários, alguns SGBDs podem criar índices temporários (em memória RAM) ou definitivos (em disco) a fim de otimizar as operações de dados.
- Quando há índices, o SGBD seleciona os dados a serem lidos usando técnicas como a b-tree.
- Os índices normalmente são criados no momento da definição do modelo de dados, entretanto, índices secundários podem ser criados ao longo do uso do banco de dados, na busca por maiores performances das operações.
- Índices de chave primária podem ser criados em um campo apenas ou em vários (chave composta).
- Um índice UNIQUE tem como principal objetivo evitar o cadastro de dados duplicados em uma tabela.
- O comando CREATE INDEX cria índices secundários. Para especificar que o índice é do tipo único, acrescenta-se o operador UNIQUE.
- Para excluir um índice, usa-se o comando DROP INDEX. Alternativamente, pode-se usar o comando ALTER TABLE para excluir índices.
- O comando SHOW INDEX apresenta os índices existentes para uma determinada tabela. Esse comando inclui informações complementares importantes como unicidade, campo indexado, nulidade e algoritmo utilizado.
Copyright © 2016 AIEC.