2 - Sistemas monousuário versus sistemas multiusuário

Um critério para classificar um sistema de banco de dados é de acordo com o número de usuários que podem usar o sistema simultaneamente. Um SGBD é monousuário se somente um usuário de cada vez pode utilizar o sistema, e é multiusuário se muitos usuários puderem fazê-lo — e, portanto, acessar o banco de dados — simultaneamente.

Os SGBDS monousuário são principalmente restritos a sistemas de computador pessoal; a maioria dos outros SGBDs é multiusuário. Por exemplo, um sistema de reservas aéreas é acessado por centenas de agentes de viagens e funcionários de reserva de maneira simultânea. Os sistemas de banco de dados usados em bancos, agências de seguros, mercado de ações, supermercados e muitas outras aplicações são de multiusuários. Nesses sistemas, centenas ou milhares de usuários normalmente estão operando no banco de dados ao submeter transações ao sistema ao mesmo tempo.

Multiusuários podem acessar os bancos de dados e usar sistemas de computação simultaneamente devido ao conceito da multiprogramação, que permite que o sistema operacional do computador execute vários programas (ou processos) ao mesmo tempo.

Uma única unidade central de processamento (CPU) pode executar apenas, e no máximo, um processo de cada vez. Porém, sistemas operacionais de multiprogramação executam alguns comandos de um processo, depois suspendem esse processo e executam alguns comandos do processo seguinte, e assim por diante. Um processo é retomado no ponto em que foi suspenso sempre que chega sua vez de usar a CPU novamente. Assim, a execução simultânea dos processos é, na realidade, intercalada, também denominada de serializada. Veja um exemplo.

A intercalação mantém a CPU ocupada quando um processo exige uma operação de entrada ou saída, como a leitura de um bloco do disco. A CPU troca e realiza outro processo, em vez de permanecer ociosa durante o tempo de leitura de dados. A intercalação também impede que um processo longo atrase os demais processos. Veja como.

Para o restante deste módulo, assumiremos esse modelo.

Copyright © 2016 AIEC.