A propriedade de atomicidade exige que executemos uma transação até o fim. É responsabilidade do subsistema de recuperação de transação de um SGBD garantir a atomicidade. Se uma transação não for completada por algum motivo, como uma falha no sistema no meio da execução da transação, a técnica de recuperação precisa desfazer quaisquer efeitos da transação no banco de dados. Por sua vez, as operações de gravação de uma transação confirmada devem ser, por fim, gravadas no disco.

A preservação da consistência geralmente é considerada uma responsabilidade dos programadores que escrevem os programas de banco de dados ou do módulo de SGBD que impõe restrições de integridade.

Lembre-se de que um estado de banco de dados é uma coleção de todos os itens de dados armazenados (valores) no banco de dados em determinado ponto no tempo. Um estado consistente do banco de dados satisfaz as restrições especificadas no esquema, bem como quaisquer outras restrições no banco de dados que devem ser mantidas.

Um programa de banco de dados deve ser escrito de modo que garanta que, se o banco de dados estiver em um estado consistente antes de executar a transação, ele estará em um estado consistente depois de concluir a execução da transação, supondo que não haja interferência em outras transações.

A propriedade de isolamento é imposta pelo subsistema de controle de concorrência do SGBD. Se cada transação não tornar suas atualizações (operações de gravação) visíveis para outras transações até que seja confirmada, uma forma de isolamento é imposta para solucionar o problema da atualização temporária e eliminar rollback em cascata, mas ela não elimina todos os outros problemas. E por fim, a propriedade de durabilidade é a responsabilidade do subsistema de recuperação do SGBD.

Copyright © 2016 AIEC.