1 - Técnicas de bloqueio em duas fases

No conteúdo anterior, vimos as características das transações, os critérios ACID e os comandos SQL que gerenciam uma transação. Vimos também como o log de dados é utilizado para gerenciamento das operações de dados, bem como para a eventual necessidade de desfazer as operações já realizadas.

Agora veremos como o controle de concorrência pode evitar ou gerar problemas transacionais.

O objetivo do controle de concorrências é garantir a não interferência ou isolamento das transações executadas simultaneamente.

Estudaremos a técnica de bloqueio de registro, que impede que múltiplas transações acessem o mesmo item de dado ao mesmo tempo.

Algumas das principais técnicas usadas para controlar a execução concorrente de transações são baseadas no conceito de bloqueio de itens de dados.

Um bloqueio é uma variável associada a um item de dados que descreve o status do item em relação a possíveis operações SQL que podem ser aplicadas a ele.

Em geral, existe um bloqueio para cada item de dados no banco de dados. Os bloqueios são utilizados como um meio de sincronizar o acesso por transações concorrentes aos itens do banco de dados.

Há basicamente duas técnicas de bloqueio:

Copyright © 2016 AIEC.