Olá, seja bem-vindo a mais uma etapa do nosso estudo. Nesta unidade, trataremos de diversos assuntos relacionados a importantes rotinas de manutenção de dados, em especial, rotinas de backup e restauro.
O ideal para um sistema de produção é que um backup nunca precise ser necessário, mas, sendo necessário, que ele funcione para realizar um restauro perfeito.
Nem todo arquivo precisa ser backupeado, arquivos temporários, auxiliares, de swap de memória, por exemplo, podem ficar fora das rotinas de backup. Às vezes até mesmo a instalação de programas ou o sistema operacional não precisam ser feitos backup. A organização deve avaliar o que é importante ser backupeado. Normalmente, os arquivos mais importantes são os arquivos de escritório (como planilhas e documentos), arquivos multimídia (como fotos, vídeos e músicas) e arquivos de banco de dados.
Em se tratando de tecnologia de informação, inúmeros são os eventos que podem causar falhas ou erros de sistemas:
Enfim, são inúmeros os eventos que causam falhas e erros em sistemas, a seguir, contextualizamos alguns provindos de relatórios de diversas organizações de segurança da informação.
Embora formalmente não exista o verbo “backupear” na língua portuguesa, a exemplo do que ocorre com outros termos da área de tecnologia da informação, seu uso já se consolidou, uma vez que não há vocábulo substitutivo em Português.
X