1.1 - Erros causados por usuários de sistemas
Geralmente, os sistemas são feitos para um grande número de usuários poderem utilizá-los. Sistemas que são pouco testados, durante a fase de desenvolvimento, são mais suscetíveis a erros causados por usuários, que podem tentar operar o sistema de uma forma diferente daquela planejada, tentar inserir informações incompatíveis com os campos da aplicação, operar o sistema em ambientes de hardware/software não planejado ou desatualizados.
Vários desses motivos podem gerar erros controláveis pela aplicação/ambiente de TI, derrubar o sistema por completo (deixando-o fora do ar), ou mesmo violar a integridade dos dados do sistema ou de um banco de dados, necessitando assim de uma recuperação.
|
Realizar testes extensos, validar e controlar a forma como as informações são inseridas, controlar perfis de acesso e às funcionalidades do sistema, controlar os mecanismos de acesso aos sistemas (exemplo, versões de navegadores WEB) são meios comuns de se evitar erros causados pelos usuários dos sistemas.
|