1.4 - Sabotagem

Algumas empresas também são alvos de sabotagens internas. Infelizmente, por motivos diversos, existem vários relatos onde funcionários, usuários comuns, equipe de TI, equipes terceirizadas já sabotaram sistemas de informação nos mais variados tipos de organizações. Para tais ações, é imprescindível possuir backups para recuperação dos sistemas.

1.5 - Pragas digitais


Vírus e outras pragas digitais afetam nossos ambientes de TI continuamente. Existem vários equipamentos e softwares específicos que protegem os ambientes de TI, mas nada é 100% inviolável, principalmente para ambientes de TI que possuem conexão com a Internet. Vírus e pragas digitais podem ser capazes de corromper bases de dados e repositórios de arquivos, necessitando, novamente, de reconstrução do ambiente.

1.6 - Falhas de software

Hoje em dia é muito comum haver a atualização constante de aplicativos (desde sistemas operacionais, drivers, componentes, até aplicativos e componentes dos aplicativos). Qualquer erro de atualização pode gerar parada no sistema. São raros os eventos em que bases de dados foram corrompidas motivadas por falhas de software, mas isso não é impossível. Já estudamos, por exemplo, sistemas RAID não tolerantes a falhas, nos quais a falha do gerenciador de discos (software) pode gerar uma falha de arquivo.

Copyright © 2016 AIEC.