A realização de um restauro pode envolver o restauro completo do ambiente ou apenas de parte dele. Para a realização de um restauro é necessário não só o conjunto de informações do backup, mas sim de um processo completo para o restauro, que inclui, mas não se limita a:
Antes de um restauro, a equipe de TI precisa ter certeza de que os arquivos do backup são possíveis de serem restaurados. Dessa forma, é importantíssimo que os dados dos backups sejam testados com certa frequência a fim de validar o processo real de restauro. Para realizar os testes, ambientes específicos de teste podem ser montados para verificação. Essa verificação pode ser completa ou parcial, de acordo com a criticidade e necessidade da organização.
Veja como são feitos os restauros:
O restauro de um backup de arquivo geralmente é feito por comandos simples do sistema operacional (como o copiar e colar).
XO restauro de um banco de dados normalmente é feito por meio de comandos SQL (como o comando RESTORE), por meio da cópia de arquivos de dados ou por meio de um restauro de imagem.
XO restauro de imagens é feito por meio de programas específicos e exigem que o computador seja configurado momentaneamente apenas para esse fim (sem acesso de outros sistemas e até mesmo do sistema operacional da máquina). Por isso, os softwares de backup de imagem geralmente possuem um disco de boot específico.
X