Se uma transação falhar depois de gravar algumas mudanças no disco, mas antes de atingir seu ponto de confirmação, o efeito de suas operações no banco de dados precisa ser desfeito; ou seja, a transação deve ser revertida.
No caso geral da atualização imediata, tanto undo quanto redo podem ser exigidos durante a recuperação. Essa técnica, conhecida como algoritmo UNDO/REDO, requer as duas operações durante a recuperação. Uma variação do algoritmo, em que todas as atualizações precisam ser registradas no banco de dados em disco antes que a transação confirme, requer apenas undo, de modo que é conhecida como algoritmo UNDO/NO-REDO. Discutiremos essas técnicas futuramente.
De fato, o processo de recuperação inteiro deve ser idempotente, pois se o sistema falhasse durante o processo de recuperação, a próxima tentativa de recuperação poderia realizar um UNDO e um REDO de certas operações write_item que já tinham sido executadas durante o primeiro processo de recuperação. O resultado da recuperação de uma falha do sistema durante a recuperação deve ser igual ao resultado da recuperação quando não há falha durante esse processo!