Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. A recuperação de falhas de transação em geral significa que o banco de dados é restaurado ao estado consistente mais recente antes do momento da falha.
  2. Para que as recuperações sejam possíveis, o sistema precisa manter informações sobre as mudanças que foram aplicadas aos itens de dados pelas diversas transações.
  3. As informações de recuperação costumam ser mantidas no log do sistema.
  4. Uma falha catastrófica normalmente é recuperada restaurando o backup mais recente e aplicando as transações confirmadas no arquivo de log de backup.
  5. Uma falha não catastrófica normalmente é recuperada pelo cancelamento de transações que possam causar inconsistência no banco de dados.
  6. Uma falha não catastrófica utiliza o log do sistema on-line para recuperação.
  7. As duas principais técnicas para recuperação de falhas de transação não catastróficas são atualização adiada (quando o banco de dados só é fisicamente atualizado após a confirmação da gravação do registro transacional no arquivo de log) e atualização imediata, quando as operações físicas de gravação de log e de gravação dos dados ocorre em paralelo.
  8. Ao falhar uma transação, dependendo da técnica empregada, serão necessários comandos de UNDO ou REDO para corrigir os problemas da falha. Para a técnica de atualização adiada, um REDO pode ser necessário. Para a técnica de atualização imediata, um UNDO podem ser necessários.
Copyright © 2016 AIEC.