1.1 - Recuperação baseada em atualização adiada (NO-UNDO/REDO)

A ideia por trás da atualização adiada é adiar ou postergar quaisquer atualizações reais para o banco de dados em disco até que a transação termine sua execução com sucesso e atinja seu ponto de confirmação.

Durante a execução da transação, as atualizações são registradas apenas no log e nos buffers de cache. Depois que a transação atinge seu ponto de confirmação e o log é forçado a gravar em disco, as atualizações são registradas no banco de dados. Se uma transação falhar antes de atingir seu ponto de confirmação, não é preciso desfazer qualquer operação, pois a transação não afetou o banco de dados no disco de forma alguma. Portanto, somente entradas de log tipo REDO são necessárias no log, que incluem o valor novo (AFIM) do item gravado por uma operação de gravação.

As entradas de log tipo UNDO não são necessárias, pois não será preciso desfazer as operações durante a recuperação. Embora isso possa simplificar o processo de recuperação, não pode ser usado na prática, a menos que as transações sejam curtas e que cada transação mude poucos itens.

Para outros tipos de transações, existe o potencial de esgotar o espaço de buffer, pois as mudanças na transação devem ser mantidas nos buffers de cache até o ponto de confirmação.

Copyright © 2016 AIEC.