Para recuperar-se de uma falha durante a execução da transação, é suficiente liberar as páginas de banco de dados modificadas e descartar o diretório ativo. O estado do banco de dados antes da execução da transação está disponível por meio do diretório de sombra, e esse estado é recuperado ao restaurar o diretório de sombra. O banco de dados, assim, é retornado ao seu estado anterior à transação que estava executando quando ocorreu a falha, e quaisquer páginas modificadas são descartadas. A confirmação de uma transação corresponde a descartar o diretório de sombra anterior.

Como a recuperação não envolve desfazer nem refazer itens de dados, essa técnica pode ser categorizada como uma técnica NO-UNDO/NO-REDO para recuperação. Em um ambiente multiusuário com transações concorrentes, logs e checkpoint precisam ser incorporados à técnica de paginação de sombra.

Uma desvantagem da página de sombra é que as páginas de banco de dados atualizadas mudam de local no disco. Isso torna difícil manter páginas de banco de dados relacionadas próximas no disco sem o uso de complexas estratégias de gerenciamento de armazenamento. Além do mais, se o diretório for grande, o overhead de gravar diretórios de sombra em disco, à medida que as transações são confirmadas, é significativo. Outra complicação é o modo como se trata a coleta de lixo quando uma transação é confirmada. Saiba+

Copyright © 2016 AIEC.