O procedimento de recuperação ARIES consiste em três etapas principais: análise, REDO e UNDO:

Análise REDO UNDO

A etapa de análise identifica as páginas sujas (atualizadas) no buffer e o conjunto de transações ativas no momento da falha.

O ponto apropriado no log em que a operação REDO deveria começar também é determinado.

Esta fase reaplica as atualizações do log ao banco de dados. Em geral, a operação REDO é aplicada apenas a transações confirmadas. Porém, isso não acontece no ARIES. Certas informações no log do ARIES oferecerão o ponto de partida para o REDO, com base no qual as operações de REDO são aplicadas até o final do log ser alcançado. Além disso, as informações armazenadas pelo ARIES e nas páginas de dados permitirão que o ARIES determine se a operação a ser refeita realmente foi aplicada ao banco de dados e, portanto, não precisa ser reaplicada. Assim, somente as operações de REDO necessárias são aplicadas durante a recuperação.

Durante a fase de UNDO, o log é varrido de trás para frente e as operações das transações que estavam ativas no momento da falha são desfeitas na ordem contrária. As informações necessárias para o ARIES realizar seu procedimento de recuperação incluem o log, a tabela de transações e a tabela de páginas sujas. Além disso, o checkpoint é utilizado.

Essas tabelas são mantidas pelo gerenciador de transação e gravadas no log durante o checkpoint.

Copyright © 2016 AIEC.