Máquinas virtuais compõem uma tecnologia moderna e poderosíssima quando procuramos um gerenciamento eficiente dos ambientes computacionais.
Assim, um computador físico pode conter várias máquinas virtuais, podendo compartilhar os recursos da máquina física em diversas máquinas virtuais.
Por exemplo, uma máquina física poderia ter uma máquina virtual que seria o ambiente de programação, outra máquina virtual que seria o SGBD e outra máquina virtual que seria o sistema de aplicação do usuário. A máquina hospedeira é capaz de dividir seus recursos entre essas máquinas virtuais. Exemplo: suponha que o computador hospedeiro possua 128 Megabytes. Podemos deixar 8 Megabytes para a máquina virtual de desenvolvimento, 20 MB para a máquina virtual do banco de dados, 80 MB para a máquina virtual do aplicativo do usuário e o restante de RAM para a própria máquina hospedeira.
Não é escopo desta matéria tratarmos de máquinas virtuais, portanto, vamos direto ao ponto: como são feitos backups e restauros de máquina virtuais.