Para o ambiente hospedeiro, uma máquina virtual representa um ou alguns arquivos em uma pasta específica. Realizar o backup de uma máquina virtual é simplesmente copiar essa pasta para outro lugar. Como uma máquina virtual representa todo um ambiente, é de se esperar que os arquivos que compõe cada máquina virtual possam ter dezenas de gigabytes ou até mesmo alguns terabytes de tamanho.
O restauro de uma máquina virtual também é feito mediante a cópia desses arquivos, do local de armazenamento da cópia de backup para o local de destino. Exemplo: suponha que você esteja em um ambiente de rede e que nessa rede exista uma pasta compartilhada de nome \\ServidorBackup\BackupsDeMaquinasVirtuais. Efetuar um backup seria copiar os arquivos locais referentes à máquina virtual para esse local de destino, separando-o possivelmente em uma subpasta.
Imagine que o disco da máquina virtual estrague e um novo disco seja instalado. Para recuperar as máquinas virtuais nesse disco, basta copiar os arquivos que você salvou no servidor de backup compartilhado da rede.
|
Um servidor de banco de dados pode residir em uma máquina virtual, assim como os bancos de dados podem residir em outra máquina virtual. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar backups do servidor e backups dos dados.
|