5 - Operações SQL para backup e restauro de dados e de log

Tradicionalmente, a forma mais utilizada de operações de backup são as rotinas SQL de backup de dados e de log. Essas rotinas permitem criar arquivos à parte com os dados das tabelas e as transações do log. Esse tipo de operação é o foco do nosso estudo e será aqui que investiremos nosso maior tempo de estudo. Começaremos apresentando informações básicas de como montar uma estratégia de backup e restauro e finalizaremos com os procedimentos básicos para backup e restauro.

5.1 - Componentes e conceitos

Precisamos inicialmente definir alguns nomes de operações e componentes comuns. Desta forma, ao tratarmos desses objetos, facilmente entenderemos o objetivo de cada um. Tenha muita atenção aos termos, pois são muito próximos na escrita, mas representam assuntos totalmente diferentes:

Fazer backup (verbo)

Significa copiar os dados ou registros de log de um banco de dados e/ou de seu log de transações para um dispositivo de backup, como um disco ou uma fita, a fim de criar um backup de dados ou backup de log.

X

Backup (substantivo)

Refere-se a uma cópia dos dados que podem ser usados para restaurar e recuperar os dados após uma falha. Os backups de um banco de dados também podem ser usados para restaurar uma cópia do banco de dados em um novo local.

X

Dispositivo de backup

Representa um disco ou dispositivo de fita no qual os backups serão gravados e nos quais eles poderão ser restaurados. Os backups também podem ser gravados em um serviço de armazenamento on-line ou na nuvem.

X

Mídia de backup

Refere-se a uma ou mais fitas ou arquivos de disco nos quais um ou mais backups foram gravados.

X

Backup de dados

Representa um backup de dados em um banco de dados completo (um backup de banco de dados), um banco de dados parcial (um backup parcial) ou um conjunto de arquivos de dados ou grupos de arquivos (um backup de arquivo).

X

Backup de banco de dados

Refere-se a um backup de um banco de dados. Os backups completos de banco de dados representam todo o banco de dados no momento em que o backup é concluído. Os backups de banco de dados diferenciais contêm somente alterações feitas no banco de dados desde seu backup completo de banco de dados mais recente.

X

Backup diferencial

Representa um backup de dados que se baseia no backup completo mais recente de um banco de dados completo ou parcial ou um conjunto de arquivos de dados ou grupos de arquivos (a base diferencial) que contém somente os dados alterados desde essa base (explicaremos melhor mais adiante quando tratarmos das estratégias de backup).

X

Backup completo

Trata-se de um backup de dados que contém todos os dados em um banco de dados ou em um conjunto de grupos de arquivos ou arquivos, além de log suficiente para permitir a recuperação desses dados.

X

Backup de log

Representa um backup de logs de transações que inclui todos os registros de log dos quais não foi feito backup em um backup de log anterior (modelo de recuperação completa).

X

Recuperação

A recuperação refere-se ao ato de retornar um banco de dados a um estado estável e consistente. Para tal, a recuperação coloca o banco de dados em uma fase anterior à atual. Essa fase pode ser qualquer momento anterior à falha.

X

Modelo de recuperação

Refere-se à estratégia de recuperação utilizada, normalmente os SGBDs oferecem várias estratégias de recuperação, como por exemplo, a recuperação apenas do arquivo de dados, o desfazimento de transações até determinado momento ou a cópia fiel do sistema de acordo com o último backup gerado. O modelo de recuperação de banco de dados determina seus requisitos de backup e de restauração.

X

Restaurar

É o processo de copiar todos os dados e páginas de log de um backup do SGBD para um banco de dados especificado e, em seguida, aplicam-se todas as transações registradas no backup, realizando as alterações registradas para avançar os dados no tempo.

X
Copyright © 2016 AIEC.