5.9 - Tipos e estratégias de backup

Os SGBDs modernos permitem a realização de vários tipos de backup. Cada modelo apresenta suas características. Não há técnica melhor ou pior, cada técnica apresenta-se melhor em cada situação ou política da organização. Bancos de dados com diferentes usos em uma organização podem usar estratégias diferentes de backup. Portanto, não assuma um modelo como o ideal para toda sua organização, analise cada banco de dados para ver qual a melhor estratégica em cada caso.

5.9.1 - Backup no modelo de recuperação simples

Este modelo realiza apenas o backup dos dados mantidos no banco de dados. A restauração deste modelo permite restaurar apenas os dados contidos no banco de dados no momento da realização do backup. Neste modelo, as transações realizadas após o backup são perdidas e não é possível recuperar o banco de dados em um momento específico, a recuperação será feita para o momento em que o último backup foi realizado.

Veja um exemplo: Suponha que uma rotina de backup de recuperação simples seja agendada para ocorrer todo dia 1 e 15, de todos os meses. Suponha que no dia 14 ocorra uma falha do banco de dados. A recuperação fará com que o banco de dados volte à situação em que ele se encontrava no dia do último backup, ou seja, no dia 1º daquele mês. Todas as alterações sofridas entre os dias 1º e 14 serão perdidas. Perceba que nesse modelo, o risco de perda de informação no dia 1º é zero (pois nesse dia ocorreu um backup), no dia 2 o risco é um pouco maior (pois informações foram alteradas nesse dia), no dia três o risco é ainda maior (pois mais informações foram alteradas) e assim sucessivamente, até o dia do próximo backup onde o risco torna-se zero novamente. Ou seja, a cada ciclo, o risco inicia como zero e vai aumento até o próximo backup.

Copyright © 2016 AIEC.