As maiores vantagens de um backup diferencial são:

Exemplo: suponha que no dia 1º do mês você faça um backup completo, e nos demais dias você faça backups diferenciais. Caso no dia 14 ocorra uma falha do banco, o restauro desse banco se dará pelo restauro do backup de disco realizado no dia 1º e pelo restauro diferencial do banco realizado no dia 13. Os backups diferenciais feitos entre o dia 2 e o dia 12 podem ser desprezados. Dessa forma, basta guardar apenas dois arquivos, o arquivo do último backup de dados e o arquivo do último backup diferencial. Após realizar um novo backup de dados, podem ser eliminados todos os backups diferenciais antigos.

A diferença entre o restauro de um banco diferencial e o restauro dos arquivos de log é que no caso do backup diferencial, apenas um arquivo diferencial é necessário, enquanto que o restauro do log, todos os arquivos sequenciais de log são necessários.

Vejamos dois exemplos:

Embora possa parecer vantajoso possuir apenas backups diferenciais, eliminando os backups de log, isso não é correto. O backup dos logs permite retornarmos um banco de dados a um momento específico, enquanto o backup diferencial não permite.
Copyright © 2016 AIEC.