Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- Um plano de backup e restauro é essencial para que os dados possam ser preservados. Um bom plano deve prever todos os tipos de eventos de falha possíveis, bem como as estratégias para restauro de cada uma dessas falhas.
- Todos os SGBDs modernos fornecem componentes para a realização de backups e restauros. Cabe ao DBA programar esses componentes para que as rotinas ocorram conforme os planos estabelecidos.
- As políticas de backup devem prever todos os backups realizados bem como as diversas rotinas de restauro.
- A imagem de disco é uma técnica de backup muito utilizada para backup de computadores. Também pode ser utilizada para backup de bancos de dados. Nessa técnica, é criado um arquivo que representa a cópia binária fiel do disco rígido ou de uma partição.
- Uma máquina virtual reside em um ou mais arquivos dentro de um servidor. O backup de uma máquina virtual é realizado pelo backup desses arquivos.
- A forma mais tradicional de realização de backups de bancos de dados é por meio de rotinas SQL de backup e restauro. Embora seja possível utilizar comandos SQL básicos para realização de backups e restauros, a grande maioria dos SGBDs modernos oferecem interfaces gráficas para essas operações.
- O uso confiável de backup e restauração para recuperação requer uma estratégia de backup e restauração.
- Um backup diferencial pode otimizar a recuperação de um sistema por precisar de apenas um backup. Já o backup dos logs, exige todos os backups após o último backup de dados.
Copyright © 2016 AIEC.