Em um sistema de banco de dados multiusuário, o SGBD precisa oferecer técnicas para permitir que certos usuários ou grupos de usuários acessem partes selecionadas de um banco de dados sem que obtenham acesso ao restante dele. Isso é particularmente importante quando um grande banco de dados integrado precisa ser usado por diversos usuários diferentes dentro da mesma organização. Por exemplo, informações confidenciais, como salários de funcionários ou análises de desempenho, devem ser mantidas confidenciais para a maioria dos usuários do sistema de banco de dados.

Um SGBD normalmente inclui um subsistema de segurança e autorização do banco de dados que é responsável por garantir a segurança de partes de um banco de dados contra acesso não autorizado.

Agora, é comum referir-se a dois tipos de mecanismos de segurança de banco de dados:



• Mecanismos de segurança discricionários.

Estes são usados para conceder privilégios aos usuários, incluindo a capacidade de acessar arquivos de dados, registros ou campos específicos em um modo especificado (como leitura, inserção, exclusão ou atualização).



• Mecanismos de segurança obrigatórios.

Estes são usados para impor a segurança multinível pela classificação de dados e usuários em várias classes (ou níveis) de segurança e, depois, pela implementação da política de segurança apropriada da organização. Por exemplo, uma política de segurança típica é permitir que os usuários em certo nível de classificação (ou liberação) vejam apenas os itens de dados classificados no próprio nível de classificação (ou inferior) do usuário. Uma extensão disso é a segurança baseada em papéis, que impõe políticas e privilégios com base no conceito de papéis organizacionais.



Esses mecanismos serão detalhados mais à frente.

Copyright © 2016 AIEC.