1.4 - Controle de acesso, contas de usuário e auditorias de banco de dados
Sempre que uma pessoa ou um grupo de pessoas precisa acessar um sistema de banco de dados, o indivíduo ou grupo precisa primeiro solicitar uma conta de usuário. O DBA, então, criará um novo número de conta e senha para o usuário, se houver uma necessidade legítima para acessar o banco de dados. O usuário precisa efetuar o login no SGBD ao entrar com o número de conta e senha sempre que o acesso ao banco de dados for necessário. O SGBD verifica se os números de conta e senha são válidos; se forem, o usuário tem permissão para usar o SGBD e acessar o banco de dados. Os programas de aplicação também podem ser considerados usuários e precisam efetuar o login no banco de dados (ver nota final do capítulo anterior).
É simples registrar os usuários do banco de dados e suas contas e senhas criando uma tabela criptografada ou um arquivo com dois campos: Numero_conta e Senha. Essa tabela pode ser facilmente mantida pelo SGBD. Sempre que uma conta é criada, um novo registro é inserido na tabela. Quando uma conta é cancelada, o registro correspondente deve ser excluído da tabela.